CMS VISITA UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Conselho verifica in-loco a situação das UBS

Data de Publicação: 20/01/2019

O Conselho Municipal de Saúde - CMS de Simplício Mendes visitou as Unidades Básicas de Saúde das zonas Urbana e Rural, objetivando conhecer as dependências e a dinâmica de assistência à população.

Durante as visitas, que contou com um funcionário de cada UBS para responder algumas questões por parte dos conselheiros, foram analisadas as estrutura, equipamentos, horários de funcionamento, quadro de funcionários e a população atendida.

Os Conselhos Municipais são formados por representantes da Administração Pública e da Sociedade Civil, os quais têm, como princípio, estreitar a relação sociedade-administração, sempre buscando um acompanhamento mais eficaz sobre a eficiência e eficácia das atividades e aplicações dos recursos por parte da administração pública, bem como os resultados almejados pela população.

O Sr. Rommel Moura Fé, Presidente do CMS, destacou: "por mais que haja deficiências nos serviços prestados pelo SUS, este tem melhorado cada vez mais. O Estado precisa fazer a parte dele, e nós como usuários, temos a missão de representar a participação da população na fiscalização da aplicação dos recursos financeiros, assim como nos orienta a Lei n° 8.142/90. Vamos continuar lutando e avançando nesse processo. Nessas visitas, temos observado que os nossos gestores têm olhado para o fortalecimento da Atenção Básica, refletindo na melhoria da qualidade de saúde da nossa população".