CAMPANHA "JANEIRO ROXO"

Conscientização e Combate à Hanseníase

Data de Publicação: 25/01/2018

A Prefeitura Municipal de Simplício Mendes-PI, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira (dia 24/01) à Campanha "Janeiro Roxo", que trata sobre a conscientização e combate à Hanseníase.

Em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase, que é dia 28/01, próximo domingo, a SMS estenderá suas ações voltadas para o combate, controle e enfrentamento da doença até o dia 26/01, portanto, sexta-feira.

O Brasil ocupa o  2° lugar em casos de portadores da doença, e segundo o Ministério da Saúde, surgem mais de 200 mil novos casos diagnosticados a cada ano no mundo, necessitando, assustadoramente, de mais ações conscientizadoras na luta contra essa enfermidade que é uma das mais antigas já registradas na Literatura.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra Maria do Ceo Damasceno Moura, cita que nossos profissionais estão capacitados para diagnosticar e realizar o tratamento adequado, sobretudo recebendo todo o apoio necessário para que a campanha de conscientização, diagnóstico e tratamento gratuito seja bastante útil e aproveitada por nossa população que ainda é, infelizmente, desinformada acerca da Hanseníase.

Nesta quarta-feira, dia 24/01, sob a coordenação do Fisioterapeuta do NASF, Éverton Costa, e da Coordenadora Municipal de Hanseníase, Enfermeira Frégina Morais, foi realizada uma atividade de autocuidado para pacientes com Hanseníase, visando dar instruções sobre os cuidados que devem ser tomados no início e no final do tratamento.

A Hanseníase caracteriza-se por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade.

Diante dessas manchas aliadas à falta de informação, o preconceito ainda é um desafio a ser vencido para que todos se engajem no combate a Hanseníase, mas diante de campanhas que são realizadas e as rodas de discussão que já são constantes, avançamos no tratamento desse agravo, salientou Valfredo Augusto de Araújo Santana Portella, Assessor de Comunicação da SMS.

"O procedimento é simples para diagnosticar a Hanseníase, bastando apenas a análise clínica. Somente em alguns casos há a necessidade de análise laboratorial. O tratamento dura, em média, de 6 a 12 meses e, quando feita ininterruptamente, leva à cura do paciente", finalizou a Secretária de Saúde.