GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

SMS X SEMMAR: Servidores participam de capacitação

Data de Publicação: 13/12/2018

Os servidores das Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente de Simplício Mendes, participaram, nos dias 05 e 06/12 de uma capacitação sobre Manejo e Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

Ministrada pelas enfermeiras Denise Bezerra, Aparecida Moura, Lívia Rêgo e Móris Graziella, a capacitação aconteceu na sala de reuniões do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO.

O objetivo principal dessa capacitação é preparar o pessoal da saúde e do Meio Ambiente para o perigo que é a questão do lixo hospitalar. Precisamos levar ao conhecimento público uma série de condutas, afirmou Denise Bezerra.

Em Abril, a Prefeitura Municipal de Simplício Mendes, a través da Secretaria Municipal de Saúde, implantou o serviço de coleta de resíduos sólidos nos estabelecimentos municipais de assistência à saúde. A atividade é realizada por uma empresa especializada no tratamento do lixo de ambientes hospitalares e segue orientações da legislação ambiental brasileira sobre a destinação correta dos resíduos.

Tudo isso é ganho para a cidade. A Prefeitura está fazendo um processo que chamamos de profilaxia, tirando o maior número possível de agentes que poderiam causar danos à saúde pública, bem como ao Meio Ambiente, e dando a destinação adequada a esses resíduos. Iniciamos nesse ano esse cuidado e, com a conquista do Selo Ambiental na Categoria B, que representa mais recursos do ICMS Ecológico a serm investidos na melhoria dos setores de saúde e meio ambiente, que são tão importantes para a qualidade de vida da nossa população - Argumentou a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Maria do Céo Damasceno Moura Fé.