OFICINA ZIKA

Vigilância constante, menos complicações

Data de Publicação: 14/12/2018

No último dia 05/12, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Simplício Mendes participaram de  uma oficina de capacitação do Zika Vírus (ZKV), sobre práticas de prevenção e cuidados com os pacientes portadores de Microcefalia, com o Fisioterapeuta Ailson Alencar.

Além da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Maria do Céo, participaram os Enfermeiros e Médicos da Atenção Básica, o Coordenador de Odontologia, Rommel Queiroz, a Fonoaudióloga, Graziela Borges e a Nutricionaista e Coordenadora do NASF, Ariane Mendes.

O Zika Vírus já é considerado uma ameaça à saúde mundial e, como já sabemos, é transmitido pelos mosquitos Aedes Aegypti (mesmo transmissor da dengue, chikungunya e febre amarela) e o Aedes Albopictus.

Uma gestante pode transmitir o ZKV para o feto durante a gravidez e essa forma de transmissão está relacionada a ocorrência de microcefalia e outros defeitos cerebrais graves do feto, assim como alterações circulares, oculares e outras más formações.

Lembrando, também, que o ZKV pode ser transmitido, também, através de relações sexuais.