OUTUBRO ROSA: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PREVENTIVA CONTRA OS CÂNCERES DE MAMA E CÓLO DE ÚTERO

OUTUBRO ROSA

Data de Publicação: 25/10/2017

O mês de outubro, já bastante conhecido por todos como "Outubro Rosa", é dedicado ao combate dos cânceres de mama e do cólo de útero, males que afligem as mulheres; E, nesse contexto, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, proporciona às mulheres muitas ações nos Postos de Saúde do município com palestras educativas e orientações de suma importância para erradicar ou, pelo menos, detectar precocemente, para que o tratamento tenha efeitos de cura na sua totalidade.

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) que, conforme ainda este instituto, a estimativa é que a cada ano mais de 57 mil pessoas sejam acometidas por esta doença.

No país, por ano, são registrados mais de dois milhões de casos.

A Secretária de Saúde, Dra Céo, comenta acerca destas ações sobre o Outubro Rosa: "A Secretaria de Saúde durante o mês de outubro está desenvolvendo ações de conscientização para que as mulheres possam ver a importância dessas ações e possam, sobretudo, realizar seus próprios exames preventivos".

"O exame preventivo é ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Morro dos Cavalos, Betânia e Várzea Grande. As mulheres podem procurar as respectivas UBS para conversar com as equipes de saúde e agendar o procedimento. O Agente Comunitário de Saúde tem esse papel muito importante de orientar as mulheres sobre a importância do exame preventivo", frisou o Enfermeiro Francisco Kleber Santiago.

Vale ressaltar que o Outubro Rosa é um mês de conscientização e de ações que visam informar sobre a prevenção, mas os exames devem ser realizados constantemente.