PROFISSIONAIS SÃO CAPACITADOS PARA TESTES DE HEPATITES, HIV E SIFILIS

A Capacitação foi realizada pela Coordenação de IST/AIDS

Data de Publicação: 11/01/2019

A Coordenação Municipal do Programa IST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação na última quarta-feira, dia 09, com enfermeiros que atuam na Atenção Básica Primária nas unidades básicas de saúde local, para a realização de testes rápidos de Hepatites Virais B e C, HIV e Sífilis.

Segundo Francisco Kleber, Coordenador das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da SMS, a primeira etapa do curso de diagnóstico de hepatites virais foi on-line, onde os profissionais tiveram aulas gratuitas pelo Sistema Telelab, programa de educação permanente disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

"A capacitação teve como público alvo, os seis enfermeiros da Atenção Básica, que agora estão devidamente preparados para realizarem testes rápidos. A todo momento, entram novos profissionais no mercado e é importante que eles sejam capacitados para executarem esse tipo de serviço na saúde pública. Quem ganha com isso é a população", frisou o Coordenador Francisco Kleber.

Kleber ressaltou, ainda, que os testes serão disponibilizados em todas as unidades básicas de saúde do município. "Todas as unidades vão ofertar os testes, e qualquer pessoa pode fazer, mas principalmente as gestantes durante o pré-natal, e quem tiver alguma situação de vulnerabilidade.

Segundo a médica e Secretária Municipal de Saúde, Dra. Maria do Céo Damasceno Moura Fé, que participou da capacitação, "o nosso prinicpal foco é motivar os nossos profissionais da saúde para que eles realizem ações de prevenção na Atenção Básica, para que possamos evitar o aparecimento de novos casos de IST's/Aids no nosso município".