Notícias

SMS PROMOVE PALESTRA SOBRE IST

Infecções Sexualmente Transmissíveis: Conscientização X Precaução

Data de Publicação: 07/03/2018

     A Prefeitura Municipal de Simplício Mendes, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (28/02), uma palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

     Sob o comando da Enfermeira do Território, Frégina Morais, e do Assessor de Comunicação, Valfredo Augusto de Araújo Santana Portela, a palestra ocorreu na Quadra Esportiva do Bairro COHAB e contou com a participação de dezenas de moradores, principalmente jovens.

     As IST passam das pessoas infectadas para os seus parceiros(as) durante as relações sexuais e são provocadas por microorganismos, como: bactérias, vírus e parasitas.

     Muitas vezes, as ISTs não dão manifestações clínicas durante meses ou anos. Nestes casos, só através de análises específicas é possível saber quem está infectado e, quando há sintomas, estes podem aparecer logo após o contato sexual. Por vezes, os sintomas desaparecem, mesmo sem qualquer tratamento, mas a infecção permanece no organismo.

     Dentro desse contexto, a SMS abrange sua linha de atuação com palestras conscientizadoras com profissionais qualificados e compromissados com a saúde dos nossos munícipes.

     O evento ocorreu com a explanação sobre as ISTs, seguidas da conscientização pela precaução com uso de preservativos e o tratamento. Logo após, um espaço aberto deu a oportunidade para que todos apresentassem suas dúvidas e contassem suas experiências de vida.

     A Secretaria Municipal de Saúde mais uma vez dá um passo mostrando sua preocupação com a saúde de toda a população de nossa cidade.



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMPLÍCIO MENDES

CNPJ: 06553952000119

  • PRAÇA DOM EXPEDITO LOPES, 80 - Bairro: CENTRO - CEP: 64700-000 - SIMPLÍCIO MENDES/PI
  • Telefone: 8934821167
  • E-mail: prefsmendes@gmail.com