TESTE DA ORELHINHA

A IMPORTÂNCIA DO TESTE PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Data de Publicação: 28/09/2018

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame que identifica alterações na audição do recém-nascido e que deve ser realizado, preferencialmente, nos três primeiros meses de vida do bebê; é indolor, com a colocação de uma pequena sonda no canal auditivo externo, o exame é iniciado com duração de 5 a 10 minutos.

A surdez é uma das doenças mais encontradas no país, uma vez que sua incidência compreende de 1 a 2 por 1.000 nascidos vivos. Por este motivo, o teste torna-se obrigatório procurando, assim, detectar o mais cedo possível para que medidas sejam tomadas a partir de um diagnóstico precoce e preciso. Sabe-se, porém, que independentemente do grau de perda, e se a detecção for de até seis meses de idade, a criança terá um desenvolvimento de linguagem muito próximo ao das crianças ouvintes.

Dra. Maria do Céo, Secretária Municipal de Saúde, enfatiza que "estamos trabalhando para a implantação da Triagem Auditiva Neonatal no município de Simplício Mendes, que foram obtidos registros satisfatórios de exames realizados, onde naõ foi triado nenhuma alteração auditiva. Essa intervenção reforça o trabalho de prevenção, redução da idade média do diagnóstico da deficiência auditiva e conscientização quanto à saúde auditiva".

Procure a Fonoaudióloga Graziela Maria Borges no Ambulatório Neri de Moura Fé, todas as terças-feiras no turno vespertino (tarde).